Fiotec e BNDES participam de visita técnica a instalações de Bio-Manguinhos/Fiocruz - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Matéria produzida em colaboração com Daniele Pereira e Gabriela Santanna

Fiotec e BNDES participam de visita técnica a instalações de Bio-Manguinhos/Fiocruz

A equipe técnica do projeto Desenvolvimento de Vacina com uso da Tecnologia de RNA Mensageiro desenvolvida pela Fiocruz, recebeu na última quinta-feira (8/4) representantes da Fiotec e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em uma visita às instalações de Bio-Manguinhos, no campus principal da Fiocruz, no Rio de Janeiro. A coordenadora Daniela de Almeida fez uma apresentação detalhada das etapas já executadas até o momento, seus desdobramentos, e os desafios que vêm sendo enfrentados no desenvolvimento da pesquisa.

Liderada por Carla Reis (chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do BNDES) e Marcia Louzada (Gerente do BNDES), a equipe da entidade financiadora pôde esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento da plataforma de RNA e ainda orientar sobre a perspectiva de novos desembolsos motivados por etapas futuras previstas para o projeto.

A visita continuou no Laboratório de Desenvolvimento da Plataforma de RNA, onde são definidos o protocolo da pesquisa e a planta piloto para produção da plataforma em si. Os visitantes precisaram seguir à risca os protocolos de biossegurança aplicados às instalações, processo acompanhado de perto por Ana Paula Diniz e Maria do Carmo Gonçalves, responsáveis pelo cumprimento das exigências técnicas no ambiente do Laboratório.

De acordo com Daniele Pereira e Gabriela Santanna, da equipe de Projetos Nacionais da Fiotec, durante a visita foi possível observar como se dá na prática cada fase do projeto apoiado e o estabelecimento dos protocolos da pesquisa, bem como visualizar os insumos e equipamentos financiados para a pesquisa. Ainda segundo elas, foi uma ótima oportunidade para a equipe do BNDES compreender melhor e visualizar, de perto, o desenvolvimento da plataforma.