Profissionais vinculados à Fiocruz e o analista de Projetos da Fiotec, Thiago Lopes, se reuniram em 19 de agosto pelo encerramento de projeto que promoveu a qualificação de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). A formação oferecida pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) investiu no desenvolvimento de técnicos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste no ajuste e conserto de órteses e próteses utilizadas por pacientes do SUS.
Além do conteúdo técnico, voltado a confecção, modelagem e manutenção das órteses e próteses, a capacitação teve como foco preparar esses profissionais para atender às necessidades psicológicas e sociais das pessoas com deficiência. “A integralidade do cuidado em saúde foi uma abordagem transversal a toda formação, nos seus diferentes e complementares módulos de aprendizagem. Para isso, lançamos mão do Projeto Terapêutico Singular (PTS) como dispositivo de escuta e construção compartilhada de soluções que pudessem atender a singularidade de cada Pessoa com Deficiência (PCD), incluindo também as famílias e pessoas próximas”, explica Maria da Conceição Carvalho, coordenadora do projeto.
Ao todo, mais de 150 profissionais do SUS concluíram a formação, estando aptos a promover um atendimento em saúde mais humano, preocupado não só com o bem-estar físico dos pacientes, mas com sua saúde mental e qualidade de vida.
A Fiotec, por sua vez, foi a responsável pela gestão logística, administrativa e financeira de todas as atividades desenvolvidas pelo projeto, atuando em parceria com a Fiocruz pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).