Empoderamento feminino e formação qualificada - Fiotec
Natureza: Ensino

Projeto em destaque: Empoderamento feminino e formação qualificada
(Imagem: João Roberto Ripper/Fiocruz Imagens)

Em março de 2023, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro lançava oficialmente o projeto “Guardiãs das Matas”, visando o empoderamento de suas líderes femininas comunitárias para mapear, acompanhar, fiscalizar e encaminhar as demandas de seus respectivos territórios.

Hoje, um projeto apoiado pela Fiotec trabalha oferecendo formação qualificada a essas mulheres. A ideia é que seja implementada uma práxis pautada na preservação da biodiversidade e do ecossistema da Mata Atlântica, com ações de Educação Ambiental Crítica, tendo como base a Ecologia Política, Decolonialidades, Racismo e Justiça Ambiental em diversos territórios do município do Rio de Janeiro.

O projeto é fruto de um convênio entre a Secretaria Municipal do Ambiente e Clima (SMAC), Fiocruz e Fiotec. Nessa formação será oferecido conhecimento teórico-prático que auxiliará na melhor execução e efetividade das atividades a serem desempenhadas pelas “guardiãs” além de realizadas avaliações diagnósticas por meio de entrevistas semiestruturadas. Haverá, ainda, a publicação dos resultados obtidos em periódico científico e/ou trabalhos completos em congressos de âmbito nacional e internacional.