A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) conta com o apoio da Fiotec na execução do projeto Saber Protege: formação em saúde e direitos humanos LGBTQIA+. A iniciativa tem como principal objetivo a formação de defensoras e defensores do bem-estar da população LGBTQIA+, como foco no acesso desse grupo à saúde.
Além de formar defensores no espaço urbano, o projeto pretende estender a atividade às populações do campo, das águas e florestas, levando a defesa dos direitos humanos também a grupos que não habitam as grandes cidades e suas regiões metropolitanas.
Um aspecto muito importante para o desenvolvimento da formação é entender a experiência vivida pela população LGBTQIA+ diariamente no Brasil. Por isso, uma outra meta do projeto é traçar um diagnóstico das violências e violações de direitos sofridos pelo grupo, por meio de uma pesquisa documental.
Assim, o projeto Saber Protege se soma à luta para dar maior visibilidade às condições de vida e saúde de pessoas LGBTQIA+. Contribuindo, por meio do compartilhamento de conhecimento, com a garantia de direitos e cidadania para uma população historicamente negligenciada.